Cromoterapia

CROMOTERAPIA 
O Universo é composto por uma massa de radiações, como partículas atômicas, subatômicas e eletromagnéticas, onde se situam as sete cores do espectro solar.
A CROMOTERAPIA está baseada nessas sete cores, onde cada cor tem uma vibração específica, atuando no nível físico, mental e emocional.
A CROMOTERAPIA , ou Terapia das Cores utiliza as vibrações coloridas para aliviar dores e prevenir doenças proporcionando o equilíbrio físico-energético do corpo.
Após uma série de aplicações, a Cromoterapia através de suas cores energéticas resgata o equilíbrio do fluxo energético tratando a causa física para eliminar a dor e restabelecer a saúde.
A CROMOTERAPIA consta da relação das principais terapias integrativas ou complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral da World Health Organization-OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradiconais da OMS, Dr. Robert Bannerman.
Atualmente há amplos estudos sobre a influência das cores. Por estarem em toda parte, elas influenciam nosso humor e nossa disposição.   O uso racional das cores promove a efetiva mudança na qualidade de vida daqueles que as usam terapêuticamente.
       APLICAÇÃO DAS CORES
        
*    VERMELHO:
O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio.

É altamente revigorante, energético e excitante. vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço.

Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão.

O vermelho é contra-indicado para temperamentos sangüíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.

Alimentos vermelhos: frutas e legumes de casca vermelha e alimentos que contenham ferro.: beterraba, rabanete, carne, cerejas, ameixa vermelha, groselhas, morango, agrião, etc..

*    LARANJA:

O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio.

Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespamódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao stress.

Do ponto de vista psicológico, o laranja ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas idéias.

Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé , joelhos, punhos) e problemas respiratórios.

O laranja é contra-indicado para pessoas com insônia.

Alimento laranjas: vegetais e frutas de casca alaranjadas como: laranja, mexerica, melão, manga, abóbora, cenoura, pêssegos, etc..

*    AMARELO:

O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios cerebrais, favorecendo o raciocínio e a memória.

Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos.

Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo.

Do ponto de vista psicológico o amarelo estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo.

Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.

O amarelo é contra-indicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarréia, gastrite e alcoolismo.

Alimentos amarelos: vegetais e frutas de casca amarela como: limão, banana, abacaxi, milho, batata doce, melão, etc…

*    VERDE:

O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia.

Age no coração e na pressão sangüínea. O verde acalma e descongestiona.

Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo.

Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova.

Indicado para baixar a pressão alta, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer.

O verde não possui contra-indicação, mas devemos usar o verde com prudência e não exagerar.

Alimentos verdes, todas as verduras verdes e frutas e legumes de casca verde.

*    AZUL:

O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades anti-sépticas, é refrescante e adstringente.

Vitaliza as glândulas tireóide e paratireóides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório.

Do ponto de vista psicológico, o azul pode trazer relaxamento, paz e quietude.

Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireóide, insônia, queimaduras e nervosismo.

O azul é contra-indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.

Alimentos azuis: frutas e vegetais azuis como: uvas, ameixas preta, uva passa, amora, aspargo, batata.

*    ÍNDICO / ANIL

O índigo assim como o azul possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, antiinflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz para a mente.

Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos.

Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas do corpo e estimula a intuição.

Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne.

O índigo não apresenta contra-indicações.

Alimentos índigos: os mesmos utilizados nos alimentos azuis e violetas.

*    VIOLETA

A cor violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranqüilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal.

É antiinflamatório, desinfeccionante, antiestressante. É a cor da transmutação de energias.

Do ponto de vista psicológico , o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose.

Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, raquitismo, problemas na bexiga.

O violeta não apresenta contra-indicações.

Alimentos de cor violeta: berinjela, uva roxa, amora preta, beterraba, repolho roxo, brócolis, etc..

*    ROSA:

Cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sangüíneo.

Indicado para desintoxicar o centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores.

O rosa não apresenta contra-indicações.

 

CROMOTERAPIA TABELA                   cromoterapia2

UA-47482841-1